segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Turquia, minha primeira vez na Asia

"Once the centre of the Ottoman Empire, the modern secular republic was established in the 1920s by nationalist leader Kemal Ataturk.

Straddling the continents of Europe and Asia, Turkey's strategic location has given it major influence in the region - and control over the entrance to the Black Sea.¨ BBC.com

  • Population: 71.1 million (via UN, 2006)
  • Capital: Ankara
  • Largest city: Istanbul
  • Area: 779,452 sq km (300,948 sq miles)
  • Major language: Turkish
  • Major religion: Islam
  • Grand Bazar - um dos poucos lugares que visitei!

    Fui a Istambul participar do IC - International Congress da AIESEC.

    O que posso dizer de impressões gerais da cidade?

    É uma cidade quente, a parte antiga da cidade tem um estilo bem diferente do que se tem visto na Europa ocidental. As pessoas falam mais alto, são mais expansivas - comparadas aos outros lugares da Europa. Existem muitas mulheres vestindo burca mas ao mesmo tempo várias mulheres que se vestem com os padrões ocidentais.

    É uma cidade muito bonita. Um passeio de barco que cruza Istambul européia para Istambul asiático é incrível. O barco por se só é bem diferente do que já tinha visto - enorme e grande vão com bancos para as pessoas sentarem.

    No café da manha tinham várias frutas estranhas para mim e queijos diferentes. Muito yogurte em todas as refeições. Eu gostei do tempero turco e também de um suco de cereja que tomei por lá. Os doces são muito bons também. Uma história interessante é que quando cheguei no aeroporto e esperava as pessoas da AIESEC me buscarem um moço me ofereceu um doce. Na hora me lembrei da minha mãe me dizendo para não aceitar comida de estranhos, mas por algum motivo achei que o moço era confiável. Aceitei e o doce era muito bom. Era de uma çúcar que grudava nos dentes e derretia na boca. Nossa! Muito bom! Vi o doce outras vezes por lá, mas o do aeroporto era melhor!



    Como disse, o motivo da viagem foi a participação no Congresso da AIESEC. Depois de um ano a participar do mesmo congresso na Polônia como delegada e Presidente da AIESEC em Brasília lá estava eu como Externa e como parte da delegação do banco. A primeira vista super interessante. A segunda vista, receosa de me sentir um peixe fora da água, já que meu papel naquele lugar era estranho para mim e eu nao me sentia parte do prpósito em si do Congresso. No fim das contas foi OTIMO!

    Como mostra a foto, muitos brasileiros estavam la presentes. E é verdade dizer que revê-los foi uma das melhores coisas que me aconteceu por lá. Abraçá-los, beijá-los, conversar sobre a realidade da AIESEC no Brasil, o que está acontecendo na vida de cada um, irmos para festas juntos!

    Foi ótimo também rever pessoas conhecidas de outros lugares do mundo. Pessoas que apesar de um ano sem contato, nos lembravamos e nos reconheciamos.

    Foi muito bom participar de uma sessão com Richard Burrett, que hoje é Head de Sustentabilidade no banco. Aprendi várias coisas com as conversas que tivemos durante a preparação do workshop e durante o dia de discussão sobre sustentabilidade.

    Enfim, quero voltar a Turquia algum dia na minha vida! Acho que ainda falta o que conhecer! Quero pechinchar mais vezes no Bazar! Eu gostei muito daquele lugar! :)

    E quanto a AIESEC, o que ficou foi uma frase de um dos fundadores da AIESEC. Ele dizia que a AIESEC é mais que uma instituição de jovens, é uma filosofia de vida.

    I´m an AIESECer!

    Nenhum comentário: